Guitar Hero 5
Trago para vocês leitores, um review sobre uma das séries mais aclamadas e populares atualmente no mundo dos games, isso mesmo, o nosso querido guitar hero! Para quem não conheçe, o jogo lançado em 8 de novembro de 2005, trazia uma proposta diferente e inovadora para um mercado que ja estava se tornando um tanto saturado com titulos pouco originais. A proposta original da produtora Harmonix era fazer um game musical baseado no popular arcade guitar freaks, pouco conhecido no ocidente, e que desse ao jogador a ideia de ser um legitimo rockstar.
O sistema de jogo consistia basicamente em acertar a sequencia de notas coloridas que desciam pela tela, a fim de simular o ato de tocar guitarra. Aliado a um controle em forma de guitarra, que possuia 5 botões de cores correspondentes as notas , e um sensor de movimento, o game rapidamente virou febre e atingiu grande respeito entre os criticos. Entre as músicas utilizadas na série, dezenas de hits e músicas aclamadas do rock, com bandas antigas como Deep purple,passando por Motörhead, Scorpions, Iron Maiden, Kiss, Megadeth, Judas Priest, Black Sabbath, Nirvana, Guns ´n Roses até bandas atuais como Avenged Sevenfold e muitas outras, passando por vários sub-gêneros do estilo musical e contando também nos games mais recentes com a presença de alguns hits do pop. Outro fato interessante, são as diversas referências a cultura rock´n roll, como as diversas frases entre as telas de loading, ou ainda personagens inspirados claramente em rockstars famosos, como Axel Steel, notoriamente baseado no vocalista do Guns ´n Roses, Axl Rose. O jogo também conta com modelos 3D de diversos rockstars famosos, entre eles, Slash, Tom Morello, Ozzy Osborne e os integrantes da banda Aerosmith. O visual apesar de não ser nada de extraordinário, é interessante e de bom gosto,e os modelos de personagens e guitarras foram bem construídos.
Algo que pode decepcionar alguns fãs mais ardorosos do rock e metal, é o fato de muitas das canções presentes no jogo serem covers realizados pela própria produtora, o que naturalmente, causa uma perda na qualidade das mesmas. A série que atualmente conta com sete jogos para diversas plataformas, se transformou num impacto cultural e é concerteza indispensável para qualquer fã de games, ou do bom e velho rock´n roll.
Vander.